Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt

Estatuto Editorial Ficha Técnica Apresentação Galeria Multimédia Contactos

Triatlo

“Triatlo para todos com os Jogos Santa Casa”
Dia 9 de janeiro de 2020, a Federação de Triatlo de Portugal esteve no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

 

A ideia era partilhar experiências entre atletas de alto rendimento e pessoas em recuperação, alguns deles também atletas amadores, numa palestra enriquecedora para todos, objetivo alcançado em pleno.
Numa conversa informal, falou-se sobre o tema que o Triatlo pode ser mesmo para todos, uma aposta que a federação está a desenvolver com o evento My Triathlon Experience, além de outras iniciativas, uma delas já agendada para Alcoitão. Estas atividades e provas permitem experienciar a modalidade a quem está com mobilidade reduzida e inclusive as pessoas que nunca praticaram triatlo. Isto traz a sensação de superação, um mote do triatlo, que pode ser conquistado independentemente das condições físicas. O Triatlo para todos, no verdadeiro sentido da palavra, é um dos motes da FTP e um dos motivos da presença desta instituição em Alcoitão.
Estiveram presentes Melanie Santos, Filipe Marques (paratriatlo), João Pereira e João Silva que explicaram os seus percursos pelo triatlo e do constante desafio e superação que lidam diariamente.
Melanie Santos e João Silva vieram da natação, um desporto que se tornou ainda mais interessante quando se transformou em tri-modalidade. Com historial de lesões pelo caminho, com qualquer atleta de alto rendimento, estão neste momento confiantes para os Jogos Olímpicos que se realizam em agosto deste ano. Melanie na sua primeira participação nos Jogos e Silva a participar pela terceira vez, este evento que se realiza apenas de quatro em quatro anos, torna-se muito especial e a expressão máxima de superação do atleta.
João Pereira, pelo seu lado, contou-nos que entrou no Triatlo completamente por acaso, iniciando com a sua participação no atletismo de corta-mato escolares com excelentes resultados. Posteriormente, foi convidado a experimentar o triatlo, com muitas dificuldades na natação que só a força de vontade e treino exigentes conseguiu superar. Pereira ao conquistar a 5ª. Posição nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro obteve a melhor classificação de sempre de um triatleta masculino, e tendo tido uma queda recente de bicicleta, tem pela frente a árdua tarefa de conseguir preparar-se o melhor possível para Tóquio 2020.
No final da palestra mais formal, gerou-se um convívio muito agradável entre atletas e plateia, altura em que conhecemos mais profundamente histórias inspiradoras que nos desafiam a lidar com os obstáculos da vida com mais força e confiança.
Para já, temos uma experiência de triatlo marcada em Alcoitão, com a promessa de mais notícias muito em breve!
Um grande agradecimento a todos os envolvidos em especial aos grandes atletas do desporto e da vida que tão amavelmente partilharam connosco um bocadinho deles mesmos.
Fonte: FTP


Estatuto Editorial Ficha Técnica Apresentação Galeria Multimédia Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2020 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533