Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Cicloturismo

“Núcleo de cicloturismo do Penteado pedala até Fátima, em passeio de grande tradição”
16° Ciclo Peregrinação do Núcleo de Cicloturismo do Penteado

 

 

Texto: José Morais e Humberto Ratinho
Fotos:
Humberto Ratinho/Núcleo Cicloturismo Penteado
Fátima, o Altar do Mundo como é mais conhecida, é local de muitas peregrinações anuais, muitos são os ciclistas que ao longo do ano ali se deslocam, em busca de paz de espirito, num lugar sem dúvida inexplicável por todos aqueles que por lá passam.
O Núcleo de Cicloturismo do Penteado, mantém essa tradição há 16 anos, tudo começou com Dois Grandes Amigos, o José Manuel Fernandes e o João Ginó, quando tiveram a feliz ideia de ir um pouco além dos pequenos passeios de bicicleta ao fim da tarde pela pacata localidade do Penteado, e arredores, ao decidiram formar uma equipa de cicloturismo, e avançar nesta grande aventura.
Não foi difícil juntar muitos amigos com gosto pela bicicleta, muitos com bicicletas menos próprias, e algumas adaptadas para fazer estrada, e rapidamente apanharam o gosto pela modalidade, e foram evoluindo nas suas montadas. Infelizmente estes Dois Amigos, estes Dois Senhores, já não se encontram entre nós, mas continuam a ser relembrados e homenageados, e atualmente é a Carla Fernandes, a filha do José Manuel Fernandes, a delegada da equipa do Núcleo de Cicloturismo do Penteado, que com a ajuda de todos os membros do grupo, continua o trabalho que estes Dois Senhores fundadores do grupo, começaram um dia.
Este ano a iniciativa continuou, e mais um ano, que estes amigos se juntaram para rumar em direção a Fátima. A viagem sempre feita em dois dias, em modo de passeio, e com paragens estratégicas para garantir que todos aguentem os 180 km de estradas que os espera, entre o Penteado e Fátima.
A primeira etapa foi até Tomar, até esta cidade foram feitos
150 quilómetros no primeiro dia de viagem. Ai se assentar "arraiais" de toda a comitiva de STAFF, foi tempo de banhos, e juntar todo o Grupo, para mais tarde rumar ao restaurante "O AÇUDE", o qual todos os anos os recebe com muito agrado e bom gosto.
O jantar e resto do dia foi passado em ambiente de festa, contando histórias, relembrando os bons e menos momentos passados, não faltando os brindes aos presentes, e relembrando em memória os que já partiram, o João Ginó e José Manuel Fernandes, os quais deixaram sem dúvida muitas saudades ao Grupo e seus familiares, relembrando que foram eles os pioneiros da iniciativa.
Depois de uma noite a descansar, no segundo dia bem cedinho, estes valentes "ciclistas" fizeram-se novamente à estrada, com o que restava das suas forças para encarem os últimos 30 quilómetros até ao Santuário de Fátima.
Aqui, e chegando ao destino, eram recebidos por familiares, e amigos, que se deslocaram lá, para os apoiar, e felicitar pelo feito, gerando-se um clima de felicidade, emoção e muita energia positiva, onde todos em família festejaram mais um feito, iniciado há 16 anos, e que hoje continua bem vivo, sendo mantido como era desejado pelos mentores desta aventura, o José Manuel Fernandes e o João Ginó.
E cicloturismo, não são apenas os passeios semanais domingueiro, são eventos deste género que como o Núcleo do Penteado faz, muito vão fazendo por este país fora, é uma forma diferente de pedalar, de conviver, de andar de bicicleta.

 


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768