Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Cicloturismo

“Penteado ao rubro, cerca de duas centenas e meia em forte pedalada”

 

Texto e fotos: José Morais
O Penteado/Moita, abriu o mês de abril com uma forte pedalada, cerca de duas centenas e meia de cicloturistas marcaram presença, neste que é um dos passeios preferido de muitos.
Na sua 14ª edição, a organização esteve a cargo do Clube Recreativo do Penteado, e o evento fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), tinha uma extensão de cerca de 60 quilómetros, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Moita, entre outros apoiantes.
A concentração ocorreu pelas 8 horas na sede do Clube Recreativo do Penteado, pelas 9 horas era dada a partida para o passeio, o qual era dividido por duas partes. A primeira com passagem por Olhos de Água, Quinta do Anjo, Auto Europa, Bairro Alentejano, Barra Cheia, Largo do Cais, Rosário, Sarilhos Pequenos, Chão Duro, Alto São Sebastião, e Penteado, com passagem pelos cemitérios do Pinhal do Forno e Alto de São Sebastião, em memórias de dois elementos falecidos do Grupo recreativo do Penteado.
Após um magnifico abastecimento, na sede do Penteado, foi tempo de voltar à estrada para cumprir a segunda parte do passeio, com passagem por, Pinhal Novo, Jardia, Alto Estanqueiro, Atalaia, Lançada, Quatro Marcos, Carregueira, e Penteado, onde cerca das 12,30 terminou este grande passeio.

Olhando as pedaladas
O Penteado mais uma vez surpreendeu com uma excelente organização, e uma postura na estrada exemplar, proporcionando a todos os que pedalaram, uma excelente manhã desportiva, soube receber antes, durante e no final do passeio.
Na estrada, toda a equipa apoiou os cicloturistas, a mesma que possui atualmente 30 elementos, dividiu em três grupos, os quais foram ocupando a cabeça do longo pelotão, o meio do pelotão, e o final do mesmo, tentando que o mesmo circula-se sempre unido sem se partir, tentando assim não ficar ninguém para trás, o que conseguiu em pleno.
O trajeto, esse era acessível a todos, propicio para rolar, já que a zona também era favorável a isso, dando assim melhor gozo a quem gosta de rolar, o que facilitou a ter um pelotão sempre quase compacto, o qual teve a segurança ao longo do trajeto da parte da Brigada de Trânsito da GNR que fez um excelente trabalho, e ainda a um grupo de motares, que apoiaram a segurança de todos nos cruzamentos mais difíceis.
E o gosto deste passeio da parte de muitos, é sem dúvida imensa, já que o mesmo contou com presenças de Vila nova de Cernache/Coimbra, de Pombal, Marinhais, não esquecendo a área da grande Lisboa, e muitos da Margem Sul.
São Pedro também marcou presença e foi amigo da organização, as más condições climatéricas que tem acontecido nos últimos dias, foi um dos pontos fracos do evento, que inibiram muitos de participar, não querendo arriscar a uma molha.
Também outros eventos em paralelo originou a que a participação fosse um pouco menor de outras anteriores, porem, da parte da organização, e nas palavras de Carla Fernandes, responsável pelo Grupo do Penteado, dizia no final da nossa reportagem, "estes foram alguns dos motivos de menos adesão, mas satisfeita mesmo assim com a participação, o que dignifica este passeio, esperando noutras edições poder ter mais cicloturistas, e agradecendo assim a participação de todos os que puderam estar presentes".
E foi sem dívida muito bom este encontro de cicloturistas, onde o convívio esteve bem presente em todos os momentos, com o sol a dar um ar da sua graça, onde a chuva deu tréguas, e muitas vezes vem prejudicar quem organiza, porém é sempre algo que não se pode evitar, e nos temos de sujeitar, mas onde muitos mesmo com más condições climatéricas marcam sempre presença, já acima de tudo está a bicicleta, e pedalar é o seu lema, faça chuva ou faça sol, bicicleta sempre.
No final, aconteceu um grande almoço convívio, onde todos puderam confraternizar, seguindo-se a entrega de lembranças alusivas, e algumas palavras de agradecimento a todos os presentes.
A finalizar, apenas deixar os parabéns à organização pelo seu empenho, pela sua dedicação, com os votos de marcarmos presença em 2019, desta vez na sua 15ª edição, até lá bons passeios boas pedaladas.

Pode visualizar mais fotos deste evento em:

https://photos.google.com/share/AF1QipORIDgjwQXcKxaVyEhH022W7werkJVC6WHd2qlteCdgGkUVetHdQrKaQGX0DMNG_w?key=Z0RONTNfTHk3cklUeU1CblhuOFdxOVJQV1NCLThn


 


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768