Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt

Estatuto Editorial Ficha Técnica Apresentação Galeria Multimédia Contactos

Triatlo

“Vice-Campeão do Mundo de Triatlo 2020 é Vasco Vilaça”
Vasco Vilaça foi medalha de prata no Campeonato do Mundo de Triatlo que se realizou dia 5 de setembro em Hamburgo

Foto: Specialized / Sebastian Schieck
O Campeonato do Mundo de Triatlo regressou numa competição de grande nível que incluiu os melhores atletas da atualidade a disputar o Título de Campeão do Mundo. Esta WTS, realizada na distância sprint, foi a única da época de 2020, o que significa que esta competição era a única hipótese de os atletas alcançarem um dos mais consagrados títulos da modalidade.
Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, João Silva e Vasco Vilaça participaram na competição individual, este último com uma extraordinária performance que lhe permitiu alcançar a medalha de prata sagrando-se assim vice-campeão do mundo da modalidade, feito inédito no género masculino.
Depois de sair do segmento de natação, Vasco esteve sempre integrado no grupo da frente no ciclismo, constituído por oito atletas, entre eles o Campeão do Mundo Vicent Luis, que liderou a prova do princípio ao fim. Este segmento foi bem gerido pelo grupo, com o atleta nacional a trabalhar na frente em alguns momentos.
Vasco conseguiu sair numa posição cimeira para a corrida, tendo sido nesse último segmento que se assinalou a diferença, com o triatleta português a manter o elevado nível acompanhado de mais dois atletas franceses, Vicent Luis e Léo Bergere, o trio com quem viria a constituir o pódio do Campeonato do Mundo, a prova mais importante da época.
Vasco Vilaça, de apenas 20 anos e a participar na segunda WTS da sua vida, alcançou um sonho: «Vejo todos estes grandes atletas que acompanho desde a minha infância e só estar aqui era excelente. Tenho trabalhado muito, melhorado a natação que era o meu segmento mais fraco, tendo conseguido sair na natação onde pretendia para me inserir no primeiro grupo de ciclismo. De qualquer modo, não queria acreditar que conseguia alcançar esta meta e tinha algum receio de não aguentar o ritmo da corrida. Mas correr com o Vicent Luis e com o Léo Bergere é um sonho o que me deu energia extra.»
Vasco Vilaça subiu ao segundo lugar do pódio do Campeonato do Mundo com o tempo de 00:49:15, juntamente com Vicent Luis que, com apenas menos dois segundos que o triatleta nacional, revalidou o título de Campeão do Mundo para França, enquanto Léo Bergere, também francês, alcançou a terceira posição com 00:49:18.
João Silva seguiu no segundo grupo de ciclismo que se tornou muito compacto e extenso, passando a meta na 22ª posição, com a marca de 00:50:14.
Na prova feminina, Melanie Santos ficou em 42º lugar com 00:57:26 e Gabriela Ribeiro alcançou a 52ª posição com 00:58:00.
A prova da estafeta mista, que se realizou a 6 de setembro, não correu como esperado, tendo a equipa nacional abandonado a competição quando estava no último membro da estafeta no início do prova do segundo segmento.
Veja o resumo da prova individual masculina triathlon.tv aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/vasco-vilaca-e-vice-campeao-do-mundo-de-triatlo-2020/
Veja todos os resultados da prova individual aqui: https://triathlon.org/results/result/2020_itu_world_triathlon_hamburg/352803
Veja todos os resultados da prova por estafetas mistas aqui: https://triathlon.org/results/result/2020_itu_world_triathlon_hamburg/352803
Fonte: Federação Triatlo Portugal


Estatuto Editorial Ficha Técnica Apresentação Galeria Multimédia Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2020 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533