Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt

Estatuto Editorial Ficha Técnica Apresentação Galeria Multimédia Contactos

Notícias

“Rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras foi inaugurada”

 

A rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras foi inaugurada no dia 10 de junho, numa cerimónia que decorreu junto ao monumento de homenagem à figura maior do ciclismo nacional, Joaquim Agostinho. Esta rede foi pensada para deslocações pendulares, procurando conciliar as condições de segurança para os ciclistas com a ligação aos principais polos geradores de viagens.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Francisco Martins, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo apontou Torres Vedras como sendo uma cidade amiga do ciclismo, não só pela longa tradição associada à modalidade, mas também pelos projetos que a Câmara Municipal de Torres Vedras tem vindo a desenvolver, nomeadamente o sistema de bicicletas urbanas agostinhas e, agora, o alargamento da rede de ciclovias. Delmino Pereira destacou, ainda, o investimento na formação de ciclistas e as provas que se realizam no Concelho.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães a rede de ciclovias assume uma maior importância dada a ligação histórica e cultural do território e da população ao ciclismo. Francisco Martins considera que, neste momento, é necessário potenciar a utilização das ciclovias, sensibilizando a população para a utilização de modos suaves de transporte, em particular da bicicleta.
O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras destacou o trabalho que foi feito desde 2009, quando começou a ser delineada a estratégia para Torres Vedras ter uma rede de ciclovias, até à concretização desse projeto. O autarca referiu que neste momento a Cidade conta com 12 km de ciclovias, com espaços dedicados e partilhados, a que se junta o sistema de bicicletas urbanas agostinhas, que dispõe de 19 bikestations ativas e soma cerca de 844 utilizadores.
Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto referiu que Torres Vedras está na vanguarda da promoção da mobilidade ativa, em detrimento do transporte individual motorizado. Para João Paulo Rebelo a rede de ciclovias urbanas vem também contribuir para o aumento do índice de prática desportiva e de atividade física.
Na ocasião, foram também homenageadas dez personalidades que marcaram o ciclismo em Torres Vedras e que dão nome a troços da rede de ciclovias, nomeadamente António Valentim dos Santos, Francisco Inácio, Francisco Miranda, Hernâni Broco, João Roque, Joaquim Agostinho, Joaquim Bonabal, Jorge Silva, Leonel Miranda e Pedro Polainas.
Após o descerramento da placa inaugural, a cerimónia terminou com um passeio de bicicleta pela ciclovia.
Sublinhe-se que a implementação do alargamento da rede de ciclovias da Cidade visa contribuir para uma maior utilização da bicicleta nos modos de deslocação da população e para uma cidade mais segura e sustentável. O objetivo principal deste projeto foi assegurar condições de acessibilidade, comodidade, conforto e segurança de forma a criar uma maior atratividade para a utilização das ciclovias e da bicicleta enquanto meio de transporte.
Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras


Estatuto Editorial Ficha Técnica Apresentação Galeria Multimédia Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2020 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533