Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt

Estatuto Editorial Ficha TécnicaContactos Apresentação Galeria Multimédia

Notícias

“Para tornar o ciclismo mais seguro”
Londres vai fazer uma base de dados sobre a infraestrutura ciclável

 

Por: Sara Pelicano
A Tansport for London (TfL), o departamento do Governo inglês para gerir a mobilidade na cidade londrina, vai recolher informação sobre a infraestrutura ciclável da cidade, tais como lugares de estacionamento e ciclovias seguras. O objetivo é tornar a utilização da bicicleta mais segura na cidade.
Uma pesquisa da TfL revelou que muitas pessoas se sentem desconfortáveis em realizar uma viagem de bicicleta sem saber o que as espera no seu percurso, sobretudo querem saber onde poderão estacionar a bicicleta e se há ciclovias seguras.
A base de dados foi criada através de um estudo que a TfL empreendeu em vários bairros de Londres, assinalando os 146 mil parques de bicicletas existentes em toda a cidade, bem como recolhendo informação sobre os dois mil quilómetros de vias cicláveis, 960 filtros de tráfego e 58 mil placas indicativas. Esta base de dados contém também 480 mil fotografias da infraestrutura para bicicletas. Toda esta informação permite aos utilizadores ver exatamente o que os espera no percurso que pretende fazer.
A informação recolhida está agora disponível nos bairros londrinos e foi também lançada numa plataforma open data para que possa ser atualizada pelo cidadão. A TfL utilizou também esses dados para atualizar o seu planejador de viagens.
No final deste ano, a TfL vai ainda convidar programadores para desenvolver formas inovadoras de utilizar a informação para tornar a utilização da bicicleta na cidade mais simples e acessível a um maior número de londrinos.
A informação servirá também para a TfL planear futuros investimentos na cidade, bem como já está a ser utilizada para desenvolver parques de estacionamentos que resultam num investimento de 2,5 milhões de libras (aproximadamente três milhões de euros).
“No ano passado, Londres assistiu a um grande crescimento de ciclistas na cidade e devemos continuar a trabalhar para tornar as viagens de bicicleta mais fáceis e acessíveis para todos. A base de dados da infraestrutura ciclável da TfL é a maior recolha de informação alguma vez feita no mundo neste setor e tem o potencial de mudar a forma como olhamos para as bicicletas na cidade. Vai permitir, independentemente do local onde vivemos e trabalhamos, que se possam planear as viagens de bicicleta, sabendo qual o caminho mais rápido e seguro”, disse Will Normam, comissário da London’s Walking and Cycling.
A chefe de planeamento da TfL, Christina Calderato, referiu que “estamos a investir muito na utilização de bicicletas e verificamos que o número de utilizadores de bicicleta na cidade continua a crescer”.
A TfL e a autarquia estão comprometidos em fazer crescer as ciclovias em Londres, assegurando que 28% dos habitantes da cidade, em 2024, vivem a 400 metros de uma ciclovia, um crescimento de 9% face à situação atual. A TfL duplicou o número de ciclovias seguras desde 2016 e as obras em curso vão permitir triplicar este número em 2020.
O número de pessoas a circular a pé e de bicicleta na cidade de Londres tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Dados de 2018, revelam que a distância percorrida de bicicleta pelos londrinos ascendia a quatro milhões de quilómetros. Foi a primeira vez que se atingiu este número.
Fonte: Transportes on-line


Estatuto Editorial Ficha TécnicaContactos Apresentação Galeria Multimédia

Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2019 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1364x558