Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Cicloturismo

“4º Passeio Vitória Clube de Lisboa, o êxito contínua”

 

Texto e fotos: José Morais
É um dos passeios mais recentes do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), apenas com quatro anos de existência, já marca sem dúvida diferença nos eventos cicloturisticos.
A organização, esteve a cargo do Grupo de Cicloturismo do Vitória Clube de Lisboa, o passeio teve cerca de 50 quilómetros, e os participantes foram quase duas centenas, que pedalaram pela capital, num passeio muito animado, onde o convivo esteve sempre presente, antes, durante, e no final.
A concentração ocorreu pelas 8 horas no campo de futebol do Vitória Clube de Lisboa, pelas 9 horas era dada a partida, com os participantes a passarem pela Rotunda das Olaias, Av. João 21, Av. Roma, Av. Brasil, Rotunda do Relógio, Olivais, Expo, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Alcântara, Belém, e Algés, aqui tempo de paragem, e abastecimento com fruta e águas.
Depois de vários momentos de convívio, as pedaladas recomeçaram, Av. Vasco da Gama Acima, Alto do Restelo, Bairro da Boavista, Buraca, Benfica, Sete Rios, Praça de Espanha, Av. Berna, Campo Pequeno, Av. Roma, Praça de Londres, Praça do Chile, Morais Soares, Av. General Roçadas, Penha de França, Paiva Couceiro, Olaias, Calçada da Picheleira, e a chegada ao local da partida, a Calçada do Carrascal, pelas, 12.15.

Olhando o passeio:
Foi sem dúvida um excelente passeio, como o Vitória já nos habituou de outras edições, foi um passeio pedalado numa verdadeira velocidade de cicloturismo, acessível a todos, os mais preparados e os menos preparados, onde nas subidas mais difíceis, as mesmas foram superadas, sempre com a equipa da casa na frente, e na retaguarda, controlando o pelotão.
Este ano o passeio destacou-se, em algo que até agora nunca tinha acontecido, e onde as novas tecnologias começam a entrar, o percurso foi todo acompanhado por um carro totalmente elétrico, com gravação das pedaladas, e em especial com diretos à rede social Facebook, algo inédito, a que num futuro próximo nos temos de ir habituando.
O tempo, talvez tenha sido um dos motivos que este passeio tivesse este ano um pouco menos de participantes, com a véspera a termos novamente más condições climatéricas, e uma manhã de domingo a acordar em algumas zonas muito nubladas, inibiu alguns de participarem, mas podemos considerar muito positivo.
Mas, a chuva mais uma vez quis marcar presença, e antes da partida, alguns pingos caíram em força, com a mesma a ser dada ainda com chuva, a mesma depois foram reduzindo, passados cerca de mais ou menos três quilómetros, sendo o restante trajeto percorrido totalmente seco.
Já quase em final do evento, ouvimos a organização fazendo um balanço da mesmo, e nas palavras do João, o mesmo nos dizia; “O passeio foi muito bom, superou as espectativas, tivemos um número satisfatório de participantes, e esperemos continuar por muitos anos, é uma honra fazer parte desta equipa, é uma honra fazer parte deste clube.
Tivemos um pouco menos de participantes, o tempo não foi o melhor, São Pedro não está a ajudar, mas continuamos cá prontos para receber todos. O Vitória possui atualmente cerca de 20 elementos, e continua com grandes projetos, o cicloturismo é o principal e queremos apoiar o mesmo em Portugal, temos participados em alguns granfundos”.
Como mensagem final, João dizia: “ Acima de tudo que continuem a pedalar em Portugal, temos boas condições para pedalar, e apareçam, temos boas condições para oferecer, e estamos cá para receber todos bem. Finalizo deixando uma mensagem especial ao Gabi, um dos nossos atletas que atualmente está a passar uma fase mais complicada, mas que irá sem dúvida superar, força Gabi”.
E com estas palavras finais cheias de emoção, relembrando o Gabi, apenas temos de dar mais uma vez os parabéns à organização pelo empenho que mais uma vez tiveram no seu 4º passeio, o qual terminou com um suculento porco no espeto, entrega de lembranças, novamente relembrando o Ti Henrique com um minutos de silencio, e muita animação tarde dentro com o DJ Cunha.
Não podendo deixar passar em branco, e de referenciar, o excelente trabalho feito pelos batedores da PSP Trânsito de Lisboa, que deram segurança a toda a caravana, e ainda de referenciar todos os apoios dados, em especial para a Junta de Freguesia do Beto.
Bons passeios, boas pedaladas.

Podem ser visualizadas mais fotos em:
https://photos.google.com/share/AF1QipPND8wTBC8XaMm68oww6lxCEcsj0HqY_rB_cdDmynfce-InELqttbS-ImNodHoy7Q?key=RGJZcUlHWEVWbGtJMzVZVHZUSnF0T0tmQ3I5MTZ3 


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768