Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Triatlo

“Grandes prestações no Duatlo de Braga!”

Realizou-se dia 14 de abril a primeira edição do Duatlo de Braga na distância olímpica

 


Realizou-se a prova a contar para o Campeonato Nacional de Clubes e Campeonato Nacional Individual. A Cidade Europeia de Desporto acolheu esta prova que partiu da avenida central de Braga, facto que aumentou a presença do público que se juntou no local para aplaudir os participantes, tornando-se uma competição com muita assistência. Este foi também um duatlo muito participado principalmente no setor feminino, o que é menos habitual acontecer nesta distância (10km de corrida, seguindo se de 40km de ciclismo e terminando com uma segunda corrida de 5km).
João Ferreira sagrou-se Campeão Nacional Absoluto de Duatlo com uma excelente prestação no Duatlo de Braga!
O Duatlo de Braga teve início às 14h30, com um percurso de corrida duro, com bom nível competitivo. Na competição masculina formou-se um grupo da frente onde se incluiu João Ferreira, Rafael Domingues e Gil Maia. João Francisco Ferreira, do Estoril Praia Triatlo, ganhou a prova com a marca de 01:55:09, seguindo-se de Rafael Domingos, também do Estoril Praia Triatlo, que ficou em segundo lugar com 01:55:21. Gil Maia, do Lusavouga – BH Porto Triatlo, completou o pódio com 01:55:39 mais 30’’ do que o vencedor.
«A prova correu bem, o percurso era plano, consegui estar na frente na primeira corrida, mas senti-me mal a determinada altura e abdiquei do grupo da frente. Mas depois recuperei e apanhei o grupo», explicou João afirmando que não estava a 100 por cento e que ainda se ressentia das pernas do Setúbal Triathlon da semana anterior. «No ciclismo, segui na frente com mais dois atletas, Rafael Domingos e Gil Maia, mas fomos apanhados pelo grupo perseguidor». Com nova recuperação, João Ferreira e Rafael Domingos fizeram companhia um ao outro na última corrida, mas João destacou-se no final, tendo vencido a prova com 11’’ de diferença de Rafael. Os próximos objetivos são já o Campeonato Nacional de Estafetas (15 de abril) e o Challenge de Lisboa, em maio.
Os resultados do Campeonato Nacional de Duatlo por Equipas teve a participação de 20 equipas masculinas, com vitória do clube Estoril Praia Triatlo com João Francisco Ferreira, Rafael Domingos e Bruno Pais com o tempo total de 05:50:41. Na segunda posição ficou CPA, com os atletas João Bragadeste, Marco Miguel e Pedro Lomba com a marca de equipa de 05:55:05 O Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou a terceira posição com Rui Narigueta, Marco Costa e Nuno Carvalho que totalizaram o tempo de 05:57:05.

Ana Filipa Santos venceu a prova feminina, depois de ter ficado em primeiro lugar no Triatlo Longo de Setúbal
Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, foi a grande vencedora deste Duatlo, conquistando pela quarta vez o título de campeã nacional, com a marca de 02:15:24. Andreia Ferrum, do Outsystems Olímpico de Oeiras foi a segunda classificada, que passou a meta com 02:16:17 enquanto Sofia Hipólito, do Alhandra Sporting Club, completou o pódio com 02:16:28.
A atleta do Rio Maior Triatlo destacou-se das adversárias, com Andreia Ferrum na perseguição, mas com vantagem de Ana Filipa que acabaria por vencer a competição.
«Foi um percurso muito giro. E só tenho a dizer bem da organização, assim como da ‘apresentação’ da prova, que tem melhorado muito, pelo que dou os parabéns à aos organizadores», disse Ana Filipa Santos. Quanto à competição, Ana Filipa afirmou que acusou o cansaço da semana passada no Setúbal Triathlon, prova de média distância da qual se sagrou vencedora. «Senti-me um pouco cansada a correr, a pedalar senti-me bem, e como cheguei à segunda transição com vantagem consegui gerir o último segmento da corrida, apesar do cansaço.» Do percurso propriamente dito, a triatleta disse que ‘o percurso da corrida foi duro, com muita calçada, e quanto ao ciclismo apanhou sempre vento pela frente: como fez a prova sozinha foi um percurso lento, apesar de ser ter sentido bem e de ser muito bonito’. «Se calhar se tivesse um grupo para me acompanhar, o ciclismo tinha sido mais rápido».
Os próximos objetivos «são talvez fazer o Challenge de Lisboa e ao Campeonato Ibérico de Longa distância».
Os resultados no setor feminino deram a vitória ao Alhandra Sporting Club com Sofia Hipólito, Pauline Vie e Ana Filipa Ferreira que totalizaram em conjunto a marca de 06:50:52. Em segundo lugar ficou o Sporting Clube de Portugal com Mariana Talhinhas, Inês Oliveira e Ana Vigário que conseguiram a marca de 07:32:12. A fechar o pódio feminino das equipas ficou a Associação Académica de São Mamede
com a atleta Joana Creissac, Maria João Lima e Margarida Cunha que fizeram um total de 08:21:59.
Foi uma prova muito bem organizada, em que se salienta o bom ambiente, o apoio do público e a relevante prestação feminina, que nos dá indicadores que a modalidade está a crescer.
O Duatlo de Braga Izihouse é uma organização da Câmara Municipal de Braga – Cidade Europeia do Desporto e do Clube Tribraga, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
Fonte: FTP


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768