Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Ciclismo

 “A UM PEQUENO PASSO DO SUCESSO”

 

 

Texto: After Two /works
Fotos:
João Fonseca
A equipa júnior da Academia Joaquim Agostinho ficou muito perto de alcançar um resultado histórico na Volta a Portugal da categoria. Esteve na vice-liderança coletiva durante quase toda a prova, mas um resultado menos positivo na derradeira etapa fez cair por terra todas as ambições da formação torriense.
A competição foi sempre muito empolgante desde o começo, com várias mudanças de camisolas entre atletas que apenas viriam a ser decididas na etapa rainha, coincidente com a última da prova.
Com um ritmo tão elevado e sem grandes diferenças de tempos nas classificações, a mínima falha podia ser bastante penalizante para qualquer equipa e a última subida da prova veio demonstrar-se decisiva para o desfecho da mesma. Foi nessa altura que o azar bateu á porta da formação de Torres Vedras, com Henrique Frois a sofrer uma queda quando era o elemento mais avançado da equipa e se preparava para discutir a etapa.
Este episódio viria a ser decisivo e influenciador para toda a equipa, que deu um grande trambolhão na classificação, terminando a prova na 7ª posição. Quanto às posições individuais, Wilson Esperança, que também havia andado sempre no top 10 da classificação, foi o melhor elemento da equipa na 16ª posição, seguindo-se André Silva em 33º, Carlos Rodrigues em 36º, Guilherme Valverde 39º, Henrique Frois 41º e Afonso Morgado em 71º.
André Silva foi um dos grandes destaques da equipa ao envergar a camisola branca da juventude durante 2 etapas. O atleta de apenas 17 anos, a participar pela primeira na Volta a Portugal, teve um desempenho notável, rodando quase toda a prova no top 10 da geral, cotando-se como um dos dois melhores juniores de primeiro ano.
Acabou por ceder na derradeira subida da última etapa, perdendo muito tempo e abdicando do sonho da “branquinha”. Mas para o jovem de Alenquer, esta “foi uma volta muito positiva enquanto atleta de primeiro ano. Vesti a minha primeira camisola e senti um enorme apoio de toda a equipa, tanto no decorrer das etapas como no apoio psicológico fora delas. O meu obrigado a todos”
As atletas femininas da Academia participaram em dois circuitos a pontuar para a Taça de Agosto da Associação de Ciclismo de Lisboa, onde conquistaram quatro pódios. No sábado, na Povoa da Galega, a Inês Pereira foi segunda classificada em elites, o mesmo resultado que viria a alcançar no 29º Prémio Túlio Pereira, no domingo. Nesta prova da Malveira, Ana Machado conquistou o terceiro lugar do pódio elite, enquanto Beatriz Ferreira foi segunda classificada na prova júnior.

Marcelo conclui Volta a França do Futuro com sucesso
Marcelo Salvador viveu a grande experiência de uma vida com a participação no Tour de L`Avenir, a Volta a França do Futuro. Ao serviço da Equipa Portugal o atleta da Sicasal-Constantinos-Delta Cafés teve um desempenho sempre em crescendo ao longo das dez etapas da prova, terminando a competição na 46ª posição. Com este resultado, o ciclista de Alcabideche cotou-se como o segundo melhor português na prova a seguir a João Almeida, jovem das Caldas da Rainha que alcançou um brilhante 7º lugar, segundo melhor luso de sempre na competição gaulesa.
Fonte: Academia Joaquim Agostinho


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768