Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Ciclismo

“ENGENHEIRO HÚNGARO ALEGA QUE ARMSTRONG UTILIZOU MOTOR NA SUA BICICLETA”
Em causa a primeira grande vitória do norte-americano no Tour, em 1999

 

 

Por: Fábio Lima
Foto:
EPA
O tema do doping mecânico tem estado muito em voga recentemente, mas ao que parece já terá sido usado no passado. Pelo menos é isso que alega o engenheiro húngaro Istvan Varjas, que no livro "Rouler plus vite que la mort", da autoria de Philippe Brunel, deixa indicações que dão conta da possibilidade séria de que o norte-americano Lance Armstrong, que já confessou utilização de substâncias dopantes, ter igualmente utilizado bicicletas com motor para ganhar vantagem sobre os seus oponentes.
A análise de Varjas é feita à primeira grande vitória do norte-americano numa Grande Volta, a 13 de julho de 1999, na chegada a Sestrieres, no Tour daquele ano. Aí, Armstrong bateu toda a concorrência de forma clara, deixando o engenheiro com muitas dúvidas. "Move as pernas à mesma velocidade, qualquer que seja a posição; seja levantado ou sentado. Sentado no selim deveria pausar o ritmo, mas não o faz. Pedala de forma contínua", explica Varjas, que para mais coloca em causa os watts debitados (590) por Lance nessa subida. "Só o consegues na Lua, pela falta de gravidade, não na Terra", atira.
Lance Armstrong, recorde-se, venceu nesse ano o primeiro Tour da sua carreira, tendo ainda conquistado quatro etapas. Vitórias que acabaria por perder, depois de confessar a utilização de substâncias dopantes.
Fonte: Record on-line


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768