Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Ciclismo
 
 

“Antarte-Feirense conquista três camisolas no Grande Prémio JN”
Vicente de Mateos vence 5ª etapa

Fotos: Miguel Pereira/Global Imagens e João Fonseca
Excelente prestação da equipa Antarte-Feirense, no 30º GP Jornal de Notícias, com destaque para a vitória de Vicente De Mateos na 5ª etapa, a conquista da camisola de Rei da Montanha por António Ferreira, Metas Autarquias por Bruno Silva e Venceslau Fernandes das Metas Volantes. Na Geral final para o 6º lugar de Bruno Silva e o brilhante 3º lugar na classificação por equipas.
O Grande Prémio Jornal de Notícias teve o seu início no dia 31 de agosto, com setor duplo, pela manhã, disputou-se o contra-relógio individual de 1,8 km, em Gondomar, onde a Antarte-Feirense se destacou com Vicente De Mateos a fazer o 9º melhor tempo do dia, a 3s do vencedor Mauricio Moreira (Efapel).
De tarde, a etapa de 85,8 km, entre Gondomar e Vila Nova de Gaia, viu a fuga vingar por parte de Joaquim Silva (Tavfer-Measindot), que triunfou isolado na meta, a 11s da concorrência, e subiu à liderança da camisola amarela. A Antarte-Feirense voltou a estar em destaque com Rafael Silva na 4ª posição, seguido de Venceslau Fernandes e Vicente de Mateos em 8º e 9º lugares, respetivamente. Mas o maior destaque do dia seria o assumir da liderança da classificação da Montanha por António Ferreira e Venceslau Fernandes nas metas volantes, fruto de uma etapa corrida ao ataque por parte da equipa.
No segundo dia da competição, fruto de mais um dia de toada ofensiva por parte da equipa Antarte-Feirense, António Ferreira esteve perto de triunfar na etapa que ligou Porto a Ovar em 117,2 km. O jovem corredor isolou-se na frente da corrida no último prémio de montanha e contava com 1m12s de vantagem, quando se viu forçado a parar na passagem de nível, que se encontrava fechada à falta de 13,8 km para a meta, o que se revelou crucial no desfecho da jornada.
Apesar do contratempo, António Ferreira manteve-se na frente até cerca de 600m para o final, momento em que foi alcançado pelo grupo perseguidor de 19 corredores, do qual saiu vencedor Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO). Integrados neste grupo, Bruno Silva foi 5º e Venceslau Fernandes 6º na linha de meta. António Ferreira terminou na 20ª posição e recebeu o prémio de mais combativo do dia. Bruno Silva alcançou a liderança das Metas Autarquias e António Ferreira e Venceslau Fernandes mantiveram a liderança da Montanha e Metas Volantes.
Este foi um dia marcante para a equipa que conquistou a liderança de quatro camisolas. Joaquim Silva (Tavfer-Measindot) manteve a liderança da camisola amarela, e Bruno Silva assumiu o 4º lugar na geral.
Na 3ª etapa foram percorridos 7,4 km na crono-escalada com chegada ao alto da Nossa Senhora da Assunção. A Antarte-Feirense conseguiu com Bruno Silva o 15º melhor tempo, a 1m03s do vencedor Mauricio Moreira (Efapel). Joaquim Silva (Tavfer-Measindot) manteve a camisola amarela, sendo Bruno Silva agora 6º na geral e mantendo a liderança da camisola Autarquias, assim como António Ferreira na montanha e combatividade e Venceslau nas metas volantes.
Na 4ª etapa, num total de 149,5 km, com partida e chegada a Vila Real, a ANTARTE-FEIRENSE esteve ao ataque pela conquista da camisola amarela logo a partir do km 50 com Bruno Silva, Rafael Silva, António Ferreira e Venceslau Fernandes a integrarem uma importante fuga, que chegou a ter acima dos 2 minutos de vantagem para o pelotão, onde seguia o líder da geral.
Com Bruno Silva, a ser durante maior parte da jornada o líder virtual, conseguiu manter-se na frente juntamente com os companheiros até cerca de 12 km para o final da jornada, momento em que o pelotão alcançou a fuga fruto da união de esforços da Tavfer-Measindoft e da W52-FC Porto. Na chegada a Vila Real, Tomas Contte (Louletano-Loulé Concelho) venceu ao sprint e Vicente De Mateos alcançou o 5º lugar.
Rafael Silva fechou o dia no 9º lugar e foi premiado com a camisola da combatividade, sendo o 3º dia consecutivo em que a equipa subiu ao pódio para envergar quatro camisolas de liderança. Bruno Silva, permaneceu em 6º na classificação geral comandada por Joaquim Silva (Tavfer-Measindot).
A vitória de Vicente De Mateos na 5ª etapa do Grande Prémio JN tornou em sonho a jornada que começou por ser um pesadelo para a ANTARTE-FEIRENSE. A equipa viu o seu corredor Venceslau Fernandes envolvido numa queda violentíssima, levando os companheiros a aguardarem pelo seu regresso à bicicleta e ao pelotão.
Após o incidente, a equipa não baixou os braços, como tem sido seu apanágio ao longo desta prova, e passou ao ataque com Vicente De Mateos, que conseguiu impor-se à dupla da W52-FC Porto João Rodrigues e Rui Vinhas, conquistando a vitória no final dos 132,2 km, em Valongo. Bruno Silva manteve a liderança nas Metas Autarquias e o 6º lugar na geral que continuou a ser comandada por Joaquim Silva (Tavfer-Measindot), e António Ferreira e Venceslau Fernandes na montanha e metas volantes.
Rafael Silva esteve na discussão da 6ª e última etapa do 30º Grande Prémio JN, que ligou Vila Nova de Gaia a Viana do Castelo, em 178,5 km. O corredor da Antarte-Feirense foi 7º na chegada ao sprint ganha por César Martingil (Atum General/Tavira).
Na classificação geral, Joaquim Silva (Tavfer-Measindot) conquistou a camisola amarela e Bruno Silva arrecadou o 6º lugar e a camisola das Metas Autarquias, António Ferreira a camisola da Montanha e Venceslau Fernandes a camisola das Metas Volantes. Por equipas, a Antarte-Feirense destacou-se em 3º nesta classificação.

Classificação Geral Final 30º GP Jornal de Notícias:

1º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) 16:06:58
2º Ricardo Vilela (W52-FC Porto) +25
3º Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) +25

6º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +46
17º Vicente De Mateos (Antarte-Feirense) +4:17
23º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +6:03
36º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +13:34
41º António Ferreira (Antarte-Feirense) +19:22
67º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +42:55

Geral Equipas:

1ª W52-FC Porto
3ª Antarte-Feirense

Geral Montanha:

1º António Ferreira (Antarte-Feirense) 33

Geral Metas Volantes:

1º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) 9

Geral Metas Autarquias:

1º Bruno Silva (Antarte-Feirense)
3º António Ferreira (Antarte-Feirense) 3

Geral Pontos:

1º António Carvalho (Efapel) 90
5º Vicente De Mateos (Antarte-Feirense) 62
8º Rafael Silva (Antarte-Feirense) 44

Geral Juventude:

1º André Domingues (Efapel)
6º António Ferreira (Antarte-Feirense)

Balanço do diretor desportivo Joaquim Andrade:

“Esta foi a nossa melhor corrida da época, a conquista das três camisolas e a vitória da 5ª etapa apenas refletem parte do que foi a nossa prestação. A etapa com chegada a Válega era nossa se não acontecesse o incidente da passagem de nível fechada, na etapa de Vila Real estivemos perto de alcançar o sonho da camisola amarela, foi necessário a aliança de duas equipas para nos impedir de alcançar esse objetivo. É um orgulho treinar estes rapazes! Agora vamos recuperar energias e de seguida preparar a reta final da época que será em França em confronto direto com algumas das melhores equipas do Mundo”.

Declarações de Vicente De Mateos:

“Esta foi uma época em que vinha com muitas ambições, trabalhei muito, mas senti em demasia a pressão e as coisas não estavam a correr bem, mas finalmente hoje consegui a vitória. Fomos protagonistas na corrida, com a conquista das três camisolas e o 6º lugar do Bruno Silva na geral e com a minha vitória de etapa”.

Declarações de Venceslau Fernandes:

"Trabalhamos para estar a um bom nível neste GP JN, e os resultados estão à vista".
Fonte: Antarte-Feirense

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2021 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533