Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Triatlo
 
 

“Lisboa recebe evento Mundial de Triatlo”
Lisboa recebe a 21 de maio a prova de Estafetas Mistas, evento Mundial
de Qualificação Olímpica direta para Tóquio

A World Triathlon divulgou recentemente que a prova de qualificação direta para as Estafetas Mistas se realiza em Lisboa no dia 21 de maio.
Nesta competição serão conhecidas as últimas três equipas que se apuram para Tóquio, juntando-se assim às primeiras sete nações já qualificadas por via de ranking.
Esta competição antecede a Taça do Mundo de Triatlo, que terá também lugar em Lisboa no mesmo fim de semana de 22 e 23 de maio, uma das cinco para angariar pontos para o ranking mundial e olímpico, qualificação que recomeça dia 1 de maio e termina dia 14 de junho.
“Estamos muito orgulhosos pelo facto de a World Triathlon ter confiado na nossa organização, mais ainda num ano tão marcado pela pandemia, onde ainda se mantêm muitas restrições na organização de eventos”, afirma Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, realçando também que num ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto “este evento é absolutamente estratégico para o Triatlo nacional”.
Na competição de estafetas mistas, que irá estrear-se nos Jogos Olímpicos no dia 31 de julho, cada equipa é composta por quatro triatletas (duas femininas e dois masculinos), com cada elemento a ter de completar um triatlo sprint com 300 metros de natação, 8 quilómetros de ciclismo e 2 quilómetros de corrida.
Além de ser o único evento mundial que apura diretamente equipas para as estafetas mistas, vai permitir também a qualificação de atletas para a prova individual.
De realçar que Portugal tem uma equipa com possibilidade de lutar pelos primeiros lugares, garantindo assim entrada direta nas olimpíadas. A equipa será composta por quatro dos seis elementos enquadrados no projeto olímpico, entre eles Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho, João Pereira, João Silva e Vasco Vilaça.
“Depois de termos alcançado o nosso objetivo de reabrir a qualificação Olímpica em Lisboa, juntar uma Taça do Mundo à única prova de qualificação direta para a estafeta olímpica num ano como este é uma excelente oportunidade para a modalidade crescer a nível nacional e internacional, proporcionando igualmente uma oportunidade de ouro aos triatletas nacionais de evoluírem na sua carreira desportiva”, sublinha Vasco Rodrigues.
Depois da prova de estafetas mistas, realiza-se a 22 e 23 de maio uma das cinco etapas da Taça do Mundo de Triatlo incluídas na qualificação Olímpica. Os melhores triatletas mundiais terão em Lisboa uma das poucas oportunidades de angariar pontos para o ranking individual que irá permitir o seu apuramento.
Esta competição decorrerá no Braço de Prata, em Marvila, beneficiando da requalificação urbanística desta zona, o que permite aliar a beleza envolvente às excelentes condições para a prática de Triatlo.
A prova conta com diversas parcerias fundamentais para a sua realização, como a Junta de Freguesia de Marvila que, em conjunto com a Câmara Municipal, organizou no ano passado e em plena pandemia diversas competições nacionais.
A VIC Properties associou-se também como parceiro estratégico, apoiando em diferentes vertentes a realização deste evento.
“É para nós uma honra podermos apoiar a Federação de Triatlo de Portugal na organização destes eventos. Os valores do desporto, como a entrega, a dedicação e o esforço são também valores que defendemos e preconizamos no nosso dia a dia, pelo que esta associação faz todo o sentido”, explicou Luís Gamboa, COO da VIC Properties.
De referir ainda que todos os eventos de qualificação Olímpica, incluindo as provas que serão realizadas em Lisboa, foram avaliados como de ‘baixo risco’ ou de ‘muito baixo risco’, tendo em conta os requisitos exigidos pela Organização Mundial de Saúde e pela World Triathlon.
Estas entidades encontram-se a trabalhar em estreita colaboração com os Delegados Técnicos designados para os eventos, o Departamento de Desporto de Triatlo Mundial e o Comité Médico do Triatlo Mundial, tendo submetido todas as caraterísticas às autoridades de saúde, com procedimentos específicos, incluindo a realização de dois testes COVID-19.

Calendário das provas internacionais de qualificação Olímpica:

Campeonato do Mundo Yokohama, 15 e 16 de maio, Japão
Taça do Mundo de Lisboa, 22 e 23 de maio, Portugal
Taça do Mundo de Arzachena, 29 e 30 de maio, Itália
Campeonato do Mundo de Leeds, 5 e 6 de junho, Inglaterra
Taça do Mundo de Huatulco, 12 e 13 de junho, México

Antes do período de qualificação Olímpica (1 de maio a 14 de junho), haverá triatletas nacionais a participar na Taça da Europa de Melilla, Espanha, que se realiza no dia 18 de abril.
Uma excelente época internacional para todos!
Mais informações no site oficial da World Triathlon: https://www.triathlon.org/  
Fonte: Federação Triatlo Portugal

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2021 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533