Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Ciclismo
 
 

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Tiago Santos venceu Troféu Alves Barbosa”

Por: Joaquim Marques
Mais uma vitória de Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, desta vez no Troféu Alves Barbosa, disputado em Montemor-o-Velho, e marca o encerramento de uma época brilhante para o atleta de Pedralhos e para o trabalho de formação desenvolvido pelo Clube.
Tiago Santos partiu determinado para aquela que era a última grande prova desportiva desta época. Na primeira etapa, disputada no sábado, com um percurso de 85 quilómetros entre Montemor-o-Velho e Águeda o atleta orientado pelo treinador Armindo Lúcio arrebatou a camisola amarela de vencedor da etapa com uma folgada vantagem de 1m:22s sobre o seu mais direto adversário e de 2m:18s sobre o resto do pelotão. Acumulou ainda a camisola azul de vencedor do Prémio da Montanha e a camisola verde da classificação por pontos, ficando com três das quatro camisolas em disputada.
No domingo disputou-se a segunda etapa de 77,7 quilómetros entre Arazede e Montemor-o-Velho em que a contenda se adivinhava difícil, pois Tiago Santos não podia contar com o apoio de uma equipa curta que tinha apenas mais dois colegas em prova, e previa-se uma corrida muito atacada e muito controlada. Como a melhor estratégia de defesa é o ataque, Tiago Santos cedo começou a desafiar o pelotão.
A única fuga adversária o melhor que conseguiu foi uma vantagem de 45 segundos em relação ao grupo seguinte o que remetia a decisão para o sprint final. Tiago Santos termina a corrida no 5º lugar da etapa, mas com a vantagem necessária para se sagrar o vencedor absoluto do Troféu Alves Barbosa, e acumulou ainda a camisola azul de vencedor do Prémio da Montanha.
Os restantes atletas da formação alcobacense terminaram em 63º Diogo Ferreira e Dinis Moura em 89º, enquanto David Casal, desistiu na primeira etapa por indisposição numa prova em que alinharam à partida 123 corredores de 15 e 16 anos em representação de 19 equipas, duas delas espanholas.
“Tiago Santos não ganhou uma prova por acaso, foi o atleta mais regular ao longo de toda a época desportiva”. Ganhou todas as provas da Taça de Portugal de Cadetes, Venceu a Volta a Portugal de Cadetes, uma prova com três etapas, ganhou o Troféu Alves Barbosa e conquistou o título de Campeão Nacional de Contra-Relógio.
As cinco principais competições de época desportiva são a Taça de Cadetes, Volta a Portugal de Cadetes, Campeonato Nacional de Contra-Relógio, Campeonato Nacional de Fundo e Troféu Alves Barbosa, e Tiago Santos apenas não ganhou o campeonato nacional de fundo, em que alcançou a medalha de bronze.
Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2021 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533