Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Btt
 
 

“Mário Costa e Raquel Queirós dominaram o BTT XCO internacional de Melgaço”

Mário Costa da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde e Raquel Queirós da Guilhabreu BTT, venceram, na categoria de Elite, o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design.
A prova internacional, que marcou a estreia da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, foi organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).
A primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) viu Mário Costa destacar-se na categoria de Elite Masculino. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde não teve o seu trabalho facilitado, terminando a apenas 16 segundos de David Rosa (Individual) e a 31 segundos de Roberto Ferreira (DMT Racing Team), que terminaram a prova em segundo e terceiro, respectivamente. Ivan Feijoo (BH Templo Cafes UCC Equipa UCI) foi o mais bem classificado entre os Sub23, tendo fechado na nona posição, a 5m12s do vencedor.
Raquel Queirós foi a grande vencedora da corrida da categoria de Elite Feminina, sem dar qualquer hipótese às adversárias. A atleta da Guilhabreu BTT terminou com uma consistente vantagem de 5m12s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que cortou a meta na segunda posição. Logo a seguir chegou Josefina Casadey – El Gallo Components, a 5m49s de Raquel Queirós, para fechar em terceiro. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23.
Na prova de juniores femininas esteve em destaque. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). A atleta arrancou a todo o gás para esta 1ª Taça de Portugal XCO e bateu a concorrência com uma vantagem confortável. O segundo lugar ficou entregue a Íris Chagas (Automoveis Ribeiro/GDVP), que terminou a 4m21s da vencedora e com o mesmo tempo da terceira classificada, Sofia Gomes (BTT Seia).
No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m01s da vitória. Vasco Cunha fechou o pódio em terceiro, a 1m36s de João Cruz.
Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), nos masculinos, e Catarina Espada (SPC/Escola de Ciclismo de Oeiras), nas femininas, a levar a melhor.
Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista em competição
O êxito desportivo da prova e as valências da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, construída junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, foram assinalados pela comunidade velocipédica que se rendeu ao novo espaço desportivo de Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal.

Manoel Batista: êxito organizativo e desportivo na muito elogiada pista de XCO de Melgaço
Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu o 7.º BTT XCO e com os elogios à Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço.
“Esta primeira prova de BTT do ano correu muito bem. Nós tínhamos tudo organizado em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo. É uma colaboração que tem corrido muito bem e que pretendemos manter. Com a realização desta competição demonstramos que podemos organizar provas e que, seguindo todos os cuidados e protocolos sanitários, é possível levar a efeito vários eventos, neste caso, desportivos e de ciclismo”, disse Manoel Batista.
Segundo o autarca “perceber a reação extraordinária dos atletas nacionais e estrangeiros, do Comissário Internacional, da ACM, da FPC e de todos os envolvidos, dizendo que a pista tem muita qualidade e que se posiciona como uma das melhores do País e uma referência internacional é motivo de grande orgulho”.
“Foram-nos lançados alguns desafios para os próximos tempos e anos e o nosso objetivo é crescer cada vez mais, ser uma referência de destino, entre outras coisas, do ciclismo”, revelou Manoel Batista garantindo que “Melgaço está disponível para continuar a crescer”.

Mário Costa satisfeito
Vencedor da corrida de elites masculinos, depois de ter assumido o comando logo no início, Mário Costa manifestou-se muito satisfeito com o triunfo em Melgaço: “Tive a oportunidade de fazer o reconhecimento do percurso antes da prova e, por isso, sabia da exigência da pista, as zonas técnicas e mais perigosas.
A chuva da semana passada veio compactar o terreno o que veio acrescentar valor ao circuito, referiu o atleta garantindo que “não há provas, nem vitórias fáceis” e que “o facto de ter andado na frente da corrida da primeira à última prova, tornou as coisas menos difíceis. Quem anda atrás teve mais dificuldades”.

Raquel Queirós: Melgaço tem das melhores pistas de XCO
“Correu muito bem”, foi assim que Raquel Queirós abordou o seu desempenho e a vitória na primeira prova de BTT XCO do ano, em Portugal.
A ciclista de Vila do Conde adiantou que “o meu objetivo era fazer uma prova consistente e penso que consegui. Agora estou focada nas provas que se aproximam, as Taças do Mundo, que se realizam já em maio”.
Raquel Queirós mostrou-se ainda agradada com a pista permanente de BTT XCO: “é muito boa, é das melhores a nível nacional”.
O 7º BTT XCO de Melgaço teve o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Design, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Strong Speed, Polisport, Vitalis e Jogos Santa Casa.
Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2021 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533