Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Ciclismo
 
 

“Seleção Nacional/Ivo e Rui Oliveira alcançam sexto lugar numa frenética prova de Madison”

Por: Ana Nunes
Ivo e Rui Oliveira formaram dupla na prova de madison deste Campeonato do Mundo de Pista, em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, terminando na sexta posição. No encerramento destes mundiais, destaque ainda para João Matias que fechou a corrida de eliminação também no sexto lugar.
A corrida de madison fez-se de forma bastante tática e com poucas movimentações na fase inicial. No entanto, foi precisamente nesta altura da corrida que Rui Oliveira sofreu uma queda, azar este que não condicionou um bom resultado final por parte da equipa.
A dupla portuguesa esteve sempre bem colocada no pelotão, procurando chegar-se à frente e somar pontos. O primeiro ponto chegou ao quinto sprint, o que lhes garantiu a subida ao 10.º lugar, e o segundo ponto no sétimo sprint. Estávamos ainda na primeira metade da corrida, uma altura em que ainda se verificava um grande equilíbrio entre as várias seleções presentes.
Foi na segunda metade da corrida que o ritmo aumentou, os ataques dispararam e o ambiente se tornou frenético. As movimentações no pelotão eram constantes e Portugal manteve-se sempre muito bem colocado e preparado para responder aos ataques que pudessem prejudicar a sua classificação.
A 50 voltas do final da prova surgiu o ataque da dupla portuguesa, que ficou isolada na frente de corrida com a Itália, que iniciou a movimentação, a França e, pouco depois, a Bélgica. Esta vantagem levou a que somassem mais cinco pontos no conjunto dos três sprints seguintes. Apesar de o seu trabalho não ter sido de todo facilitado, a 17 voltas do final conseguiram finalmente dar a volta e somar 20 pontos, garantindo assim a sexta posição na prova.
O selecionador nacional sublinhou a grande exigência que se verificou na prova de madison e o excelente resultado conseguido por parte de Ivo e Rui Oliveira. “Esta foi uma corrida extremamente exigente, em que poucos países conseguiram dobrar o pelotão. Só já na parte final da corrida é que conseguimos entrar numa situação de ataque. Foi muito difícil fazer a dobragem, mas conseguimos e foi precisamente essa volta bónus que nos deu a possibilidade de subir à sexta posição. De sublinhar ainda a capacidade de sofrimento e resiliência do Rui, que sofreu uma queda ao início, tendo também de mudar de bicicleta. Por isso mesmo, o Ivo teve também de gastar muito mais energia ao fazer várias voltas sozinho. Estou extremamente satisfeito com o trabalho que eles fizeram”.
João Matias também esteve em evidência na corrida de eliminação. Esta foi uma prova que acabou por ficar marcada por várias quedas, todas elas a acontecerem muito perto de João Matias, que afortunadamente conseguiu sempre evitar ir ao solo.
O corredor português procurou sempre colocar-se numa posição segura dentro do pelotão, de forma a não arriscar uma eliminação prematura. Conseguiu ser um dos últimos eliminados, terminando na sexta posição. Antes de sair de pista ainda sofreu uma queda, mas sem consequências.
Gabriel Mendes mostrou-se muito satisfeito com o desempenho de João Matias. “O João fez uma corrida muito boa e conseguiu aguentar bem até à fase final. Diria até que, caso se tivesse posicionado de outra forma, poderia ter eliminado o corredor de Israel e aguentar pelo menos mais uma eliminação. Foi uma grande prova por parte dele e estou muito satisfeito com o resultado que conseguiu”.
Daniela Campos também esteve em competição neste último dia dos mundiais de pista, que marcaram a sua estreia na categoria elite a este nível. A representante da seleção nacional disputou a corrida por pontos, tentando manter um bom posicionamento e ainda lançar alguns ataques. O nível elevado das adversárias não permitiu que conseguisse ganhar vantagem, não tendo tido assim a oportunidade de somar pontos. Assim, terminou a prova na 19.º posição.
Relativamente a Daniela Campos, Gabriel Mendes destacou a evolução e a melhoria de competências que a atleta alcançou durante estes mundiais. “A Daniela veio a estes campeonatos com o objetivo de melhorar as suas competências técnicas e trabalhar no seu processo de desenvolvimento. Na corrida por pontos mostrou sempre uma atitude muito boa, com capacidade de domínio da corrida, de seguir algumas atletas que tinha como referência e ainda tentar ganhar vantagem na parte final para chegar o mais à frente possível. Trabalhou muito bem e teve uma boa evolução”.
Portugal sai deste Campeonato do Mundo com duas medalhas conquistadas, ambas de bronze, uma por parte de Maria Martins, na disciplina olímpica de omnium, e outra por Ivo Oliveira, na perseguição individual.
Como balanço geral desta edição do Campeonato do Mundo de Pista, o selecionador nacional destacou os objetivos cumpridos e o excelente desempenho de toda a equipa. “Considero que fizemos um campeonato de muito bom nível. Os objetivos que tínhamos foram cumpridos, nomeadamente nas provas olímpicas. Queríamos pontuar o máximo possível e conseguimos, destacando o excelente resultado tanto no omnium feminino, com a medalha de bronze da Maria, como no madison masculino, com o sexto lugar do Ivo e do Rui. O pódio na perseguição individual foi também um aspeto muito positivo e importante, pois o Ivo também conseguiu melhorar a sua marca pessoal. Nas restantes disciplinas também tivemos desempenhos bastante bons, como foi o caso do João Matias hoje, na corrida de eliminação. A Daniela está em processo de aprendizagem e fez um bom trabalho. Toda a equipa está de parabéns pelo excelente trabalho, desde os atletas ao staff que os acompanha e que trabalhou arduamente para que conseguíssemos alcançar estes resultados de grande nível”.
Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 1999 a 2022 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533