Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Triatlo
 
 

“Torres Novas e Olímpico de Oeiras Campeões Nacionais de Clubes de Triatlo 2021”
Portimão recebeu no dia 17 de outubro a última prova do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo 2021

A primeira prova do campeonato realizou-se no Triatlo de Sines na distância standard e a segunda no Rios Ibérico Triathlon em Entre-os-Rios no formato contra-relógio. A última etapa foi disputada na distância super sprint e no formato de estafetas.
O Clube de Natação de Torres Novas venceu em Portimão, com os atletas João Nuno Nuno Batista, Luis Velasquez Ramos, Guilherme Pires e Ricardo Batista.
O OutSystems Olímpico de Oeiras alcançou a segunda posição com os atletas João Chagas, Alexandre Montez, António Vaz Pedro e Miguel Tiago Silva.
O Sporting Clube de Portugal subiu ao pódio no terceiro lugar com João Dias, André Dias, Hugo Figueiredo e João Mansos.
Das três etapas realizadas, o Clube de Natação de Torres Novas venceu em Sines, ficou no segundo lugar em Entre-os-Rios, trocando posições com o Olímpico nas duas etapas. Contas feitas, tudo se decidiu no emocionante sprint em Portimão entre Miguel Tiago Silva e Ricardo Batista, com o Torres Novas a ganhar vantagem para conquistar o título nacional de clubes de triatlo.
Paulo Antunes, treinador do Clube de Natação de Torres Novas, afirma terem ficado muito satisfeitos com título do nacional de Clubes, conquista muito importante para a equipa. «Começámos bem e ganhámos de forma clara a primeira etapa que se realizou em Sines. Seguiu-se a prova em formato de contra-relógio que se disputou em Entre-os-Rios onde alcançámos a segunda posição a escassos segundos do OutSystems Olímpico de Oeiras». Na semana da prova de Entre-os-Rios Ricardo Batista fraturou a clavícula fragilizando a equipa do Torres Novas.
Apesar de incluir atletas fortes, com o treinador confiante na formação, o clube partiu para a última etapa antevendo dificuldades e onde provavelmente os pormenores seriam decisivos para o resultado final. «Na última prova iniciámos bem a estafeta com o atleta João Nuno a passar o testemunho com cerca de 12″ de vantagem sobre o Olímpico de Oeiras. Luís Velásquez, com alguns problemas técnicos, perdeu cerca de 45″ para o atleta da equipa adversária o que nos colocou numa situação de desvantagem. Guilherme Pires fez uma excelente recuperação ficando somente a 10 escassos segundos do atleta do Olímpico. No último segmento, Ricardo Batista partiu na perseguição e rapidamente alcançou o atleta Miguel Tiago Silva. A reta final ditou o Campeão Nacional de Clubes e estamos muito orgulhosos por mais esta conquista. Para o ano voltaremos ainda mais fortes para defender o título nacional!», remata o treinador.

No final das três etapas, e com 610 pontos, o Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se Campeão Nacional de Clubes de Triatlo, o OutSystems Olímpico de Oeiras foi vice-campeão nacional com 590 pontos e o Sporting Clube de Portugal alcançou a terceira posição do ranking de clubes com 520 pontos.

OutSystems Olímpico de Oeiras é Campeão Nacional de Clubes femininos de Triatlo

Na prova feminina do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, que se realizou dia 17 de outubro, em Portimão, vitória do OutSystems Olímpico de Oeiras, com Matilde Santos, Beatriz Santos e Maria Tomé. A equipa de Oeiras alcançou a vitória em todas as provas femininas, sagrando-se Campeã Nacional de Clubes 2021.
Luís Almeida, responsável pelo OutSystems Olímpico de Oeiras, explica que os estágios potenciam as capacidades dos atletas quer individualmente quer dentro da equipa, pelo que o clube continua a desenvolver esta estratégia que levou à revalidação do título feminino de clubes e à disputa pelo primeiro lugar masculino.
Quanto às atletas, a vinda de Helena Carvalho e a evolução da Matilde Santos reforçou uma equipa já forte. Embora a Helena tenha participado apenas na primeira etapa, a Matilde adaptou-se muito bem à equipa, constituindo uma mais-valia coletiva. «Participámos na última etapa sabendo que não seria necessário vencer para ganhar o campeonato, mas tendo, claro, a perspetiva do primeiro lugar».
Luís Almeida refere que um dos objetivos dos estágios frequentes é elevar o nível de atletas como Maria Medeiro ou Beatriz Santos tornando a equipa o mais homogénea possível, disciplinando e motivando a equipa a chegar mais longe. «A ideia é colocar os atletas ao mesmo nível, refletindo-se nas provas. A contra-relógio foi muito boa com Matilde Santos a realizar uma excelente prestação e ‘aguentar-se’ com as atletas mais experientes; na prova standard a Maria Tomé, assim como as outras atletas, estiveram em grande forma, e na última etapa do Campeonato, com o Alhandra a apresentar-se forte, conseguimos recuperar no final de modo a alcançar a vitória», concluiu o coordenador do Olímpico de Oeiras.
A segunda posição pertenceu ao Alhandra Sporting Club que participou em Portimão com Ana Ramos, Gabriela Ribeiro e Inês Rico, equipa que alcançou o título de vice-campeã de Clubes de Triatlo, mantendo-se constante ao logo do Campeonato, subindo ao pódio no segundo lugar nas três etapas.
O Sporting Clube Portugal conquistou o terceiro lugar desta etapa com Inês Oliveira, Margarida Barão e Clara Rodrigues.
No final do Campeonato, o OutSystems Olímpico de Oeiras ganhou as três etapas com 630 pontos e uma clara vitória, o Alhandra Sporting Club ficou na segunda posição, conquistando o título de vice-campeão feminino de Triatlo com 570 pontos e o SFRAA Triatlo alcançou o terceiro lugar com 420 pontos.
Muitos parabéns a todos atletas pelas metas alcançadas!
O III Triatlo de Portimão foi organizado pela Federação de Triatlo de Portugal em parceria com Câmara Municipal de Portimão e com o apoio técnico das associações locais.
Fonte: Federação Triatlo Portugal

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 2021 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533